top of page

Dia do Jornalista - 07 de Abril

  • Foto do escritor: rodapeworkfemale
    rodapeworkfemale
  • 7 de abr. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 17 de jun. de 2020

A história do Jornalismo é muito extensa e composta por grandes nomes e revoluções, por isso vamos começar pela inovação tecnológica realizada por Johannes Gutenberg. Foi a prensa de papel que possibilitou a saída do trabalho manual, facilitando e ampliando a produção de jornais e revistas. Ela obteve tanta relevância que é considerada por alguns autores, o marco do jornalismo como atividade profissional. 

Pirâmide invertida, objetividade, clareza e apuração são exemplos de parâmetros seguidos por nós jornalistas, com o intuito de informar a sociedade, tornando-a capaz de exercer cidadania e democracia. Muitos nos intitulam como quarto poder, como os responsáveis por fazer valer todos os direitos dos indivíduos constituintes desta sociedade, dando voz a quem não possui, contando histórias, devolvendo espaços perdidos e informando com veracidade e credibilidade.

Fonte fotográfica: Pinterest

Por trás das técnicas, aparatos tecnológicos e fontes, estamos nós, tão seres humanos e exaustos quanto vocês. Ana Paula Araújo, Ricardo Boechat, William Bonner, Glória Maria são jornalistas experientes, provavelmente exauridos de plantões jornalísticos, esgotados por não conseguirem contatar fontes, exaustos de não obterem respostas para os problemas sociais. É uma profissão muitas vezes não valorizada, em que jornalistas se vêem reprimidos, não vistos, não reconhecidos. A resposta a tudo isso é sempre o amor a esta profissão e a vocês, nosso público; amor à liberdade de expressão, à liberdade! Orgulho de ser jornalista. Parabéns a todos! Por Andreina Gonçalves


 
 
 

Comments


  • twitter
  • instagram

©2020 por Rodapé Work Female. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page