Mês da mulher? Para qual? - Curiosidades Rodapé
- rodapeworkfemale
- 12 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2020
O dia 8 de março é o marco para a celebração das conquistas femininas tanto no cenário internacional, como o nacional. Entretanto, o que muitas pessoas não reconhecem é que esta data significa luta e liberdade, apenas para mulheres brancas, pelo fato de que quando o dia 8 de março foi instituído no calendário internacional como dia das mulheres, ainda existia o regime de escravidão. Assim, as negras não eram nem consideradas seres humanos, por isso o 8 de março se refere as lutas e conquistas de, somente, mulheres brancas.
A história toma um novo rumo em 1992, quando há uma reunião de mulheres latino-americanas, afrodescendentes e caribenhas, na República Dominicana, que foi o primeiro congresso constituído e realizado por estas mulheres. Após este congresso, a data 25 de julho cria maior significância, por ser o dia da mulher negra, latino-americana, afrodescendente e caribenha. Desse modo, o dia 25 de julho reconhece as lutas destas mulheres, e é importante ressaltar que ele representa as mulheres brasileiras.
A data 25 de julho é também dia nacional de Tereza de Benguela, mulher negra e rainha de um quilombo, a qual lutou pela liberdade dos escravos e pelo reconhecimento da mulher negra como ser humano por parte o Estado. O importante é reconhecer e ter representatividade das lutas das mulheres e comemorar os dias 8 de março e 25 de julho. Viva a nós mulheres!!!
Por Andreina Gonçalves
Referências Bibliográficas: Liga LAAD ( Liga de Direitos Fundamentais)
Comments